4.8.11

Chocolate de Verdade

Os alimentos ricos em fitonutrientes têm uma abrangente ação antioxidante e antiinflamatória.
Alguns desses fitonutrientes, chamados flavonóides, são encontrados nas frutas e hortaliças, como frutas vermelhas, uvas, chá e cacau. O chocolate amargo contém fitonutrientes chamados polifenóis. São moléculas antioxidantes e antiinflamatórias naturais que abrandam a inflamação e contribuem para nos proteger da obesidade. Foi isso mesmo que eu disse: o chocolate pode ajudar a emagrecer.
Contém também feniletilamina, que imita o "efeito de prazer" proporcionado por algumas substâncias químicas presentes no cérebro, e oleoetanolamida (OEA), a gordura especial que ativa o metabolismo. Um pouco de chocolate amargo faz bem ao corpo e à alma!

Qual chocolate posso comprar?
Em primeiro lugar, o chocolate tem que ser rico em cacau.
O cacau é o fruto com que se faz o chocolate e é nele que estão presentes os polifenóis antioxidantes e antiinflamatórios.
Adquira chocolates que apresentam quantidades mínimas de açúcar e o máximo possível de cacau. Marcas com no mínimo 70% de cacau.

Quanto posso comer?
Mesmo esse tipo especial de chocolate tem que ser consumido com moderação - de 30 a 60g por dia. Por exemplo: uma barra com 100g você pode comer de 3 a 6 "quadradinhos" por dia.
 
(trechos tirados do livro Ultra Metabolismo)

"Nunca gostei de chocolate amargo, porém depois que fiquei sabendo dos benefícios de um chocolate de boa qualidade me animei e experimentei logo um de 85%, na hora achei muito amargo, depois de uns dias provei novamente e continuei achando o sabor muito forte. Quando fui até o mercado comprei uma barra de 70% e assim que comi achei bem agradável, acho que foi o contraste do paladar de ter encarado logo o mais amargo! Hoje já me adequei ao sabor e como todos os dias o de 85%. Gosto muito, além dos benefícios, resolve minhas vontades por um sabor adocicado, principalmente na TPM! rsss"
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