19.8.11

Homus Prático

Mais uma receita de Sucesso Absoluto em nossa vida!
Anfitrião: Grão de bico
É uma refeição com baixo teor glicêmico. Esse tipo de refeição ou "aperitivo" retarda a liberação dos açúcares na corrente sanguínea, ajudando a prevenir o excesso de insulina, o que leva à hiperinsulinemia e a distúrbios relacionados, como problemas cardíacos, obesidade, hipertensão arterial, colesterol LDL ("o mau") elevado e colesterol HDL ("o bom") baixo.

Informações nutricionais:
* Homus, por porção de 2 colheres de sopa: carboidratos 10g, fibra, 3g, proteína 4g, gordura 5g, colesterol 0mg, cálcio 40mg, calorias 93.
* Hortaliças cruas, por porção de 1 xícara: carboidrato 9g, fibra 3g, proteína 2g, gordura 0g, colesterol 0mg, cálcio 50mg, calorias 40.

Ingredientes:
  • 1kg de grão de bico (crú)
  • 250ml de água
  • 1 dentes de alho
  • Suco de 1 limão (prefira limão orgânico)
  • 4 colheres de azeite de oliva extra virgem
  • Alecrim a gosto
  • Sal a gosto (prefira o sal marinho ou o sal grosso)
Como fazer:
  1. Cozinhe o grão de bico por aproximadamente 40 minutos ou até ficar macio (somente com água, sem sal)
  2. Ponha o grão de bico cozido num liquidificador (ou bata num processador ou mixer) junto com 250ml de água quente (pode ser a água que você usou para cozinhá-lo)
  3. Depois que ele estiver cremoso, acrescente dentro do liquidificador os dois dentes de alho, o azeite, o limão, o alecrim, bata novamente para misturar e acrescente o sal. Dica: Antes de por o sal experimente um pouco o grão de bico e somente assim acrescente a quantidade necessária. Quando experimentamos um alimento já temperado naturalmente usamos menos sal = mais saudável.
  4. Bata bem até obter uma pasta grossa e cremosa.
Receita de Isabela Mariano

Sirva com "palitos" de cenoura, cenoura-baby, pepino, aipo, pimentão vermelho e rabanete (na maioria das vezes) ou com pão sírio integral tostado (esporadicamente).
É muito fácil e rápido de fazer, se você achar que mesmo assim pode demorar, faça em dois dias, no primeiro dia você somente cozinha o grão de bico e no outro dia você faz o mix com os temperos.

Se você não gostar de alho ou alecrim pode tira-los da receita, já fizemos sem esses dois ingredientes e ficou muito gostoso! O importante é experimentar e aproveitar!

Leve de lanche para o trabalhando: ponha em uma vasilha pequena um pouco de homus e em outra coloque pedaços de cenouras.
Em vez de beliscar um Cheetos gorduroso você vai comer com Prazer um Homus SA! Que tal?
Testou e Gostou?
Então mande um e-mail comentando como foi e se quiser mande fotos.
Com seu exemplo muitas pessoas irão testar e com certeza, irão gostar!
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