18.11.11

Você conhece a Chia?

Chia (Salvia hispanica)
"Chia é a palavra Maia para designar força. As sementes eram utilizadas por estas culturas como alimento de mega-energia."

Originária do México, era muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e energia.
São pequenas sementinhas conhecida como "Superfood". Suas sementes são revestidas por uma fibra, chamada mucilagem, quando colocado em água têm a capacidade de formar um gel no estômago, o que pode deixar sua digestão mais lenta e a absorção de carboidratos e gorduras também, tendo assim um poder de saciedade maior.
Uma planta naturalmente rica em proteína, excelente fonte de fibras alimentares e com altos teores de ômega-3 (mais do que a linhaça).
A Chia também colabora para a redução do colesterol, melhora a imunidade, controla a glicemia e ajuda na formação óssea (têm 6x mais cálcio que o leite integral).
Como qualquer outro "Superfood", eles trabalham como parte de uma alimentação equilibrada.

Como consumir: Semente de Chia pode ser consumido inteiro ou moído em farinha. Pode ser acrescentado em frutas, sucos ou mesmo em saladas. Consumir aproximadamente 35g ou 2 colheres de sopa diariamente.

Onde encontrar: Hoje já podemos encontrar em alguns super-mercados, mas encontra-se facilmente em casas de produtos naturais, como por exemplo a loja Mundo Verde que vende a semente de Chia, a farinha e também o óleo de Chia.

Análise nutricional resumida (por 100g):
Energia: 2471 KJ / 595 Kcal
Proteínas: 16g
Hidratos de carbono: 44g
Lípidos: 31g

Por:

Bruna Silva Burti.
CRN3 28101
Nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo. Especializada em Suplementação: Prescrição de Nutrientes e Fitoterápicos na Prática Clínica e Esportiva, pela VP Consultoria Nutricional. Pós Graduada emNutrição Ortomolecular pela FAPES.

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