11.4.12

Açúcar pede mais açúcar

Quando comemos açúcar, acionamos, de modo inconsciente, um círculo vicioso que envolve um intenso desejo por açúcar, produção elevada de insulina, aumento do apetite, mais ingestão de açúcar, mais produção de insulina. Depois tem início um ciclo de forte vontade, consumo excessivo e queda de energia durante todo o dia. Isso acaba provocando a resistência à insulina, uma causa importante do ganho de peso e do envelhecimento acelerado.
Os açúcares e os carboidratos refinados (massas, batata, arroz e pães brancos), são amidos de rápida absorção e carga glicemica alta que logo se convertem em açúcar no organismo.
O consumo excessivo de álcool, refrigerantes e bebidas adoçadas com açúcar também contribui para problemas causados pela ingestão exagerada desse alimento. Leia os rótulos dos produtos cuidadosamente para identificar a presença do açúcar, que pode ter outros nomes como:
Os fabricantes de alimentos não precisam informar se há açúcar ou adoçante em seus produtos, além do açúcar que eles já contêm naturalmente. Por exemplo, o xarope de milho com alto teor de frutose costuma ser acrescentado a sucos de frutas. Os fabricantes são obrigados a listar somente o total de gramas de açúcar. Cuidado com os açúcares ocultos nos seguintes itens:

Lembre-se de ler os rótulos dos alimentos e sempre opte por alimentos naturais: frutas, verduras, legumes, castanhas etc.

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